Desactivar aplicações Stock

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

NOTA Preliminar: Este é um tópico avançado que poderá requerer que o leitor consulte informação noutras secções da wiki ou até no fórum do androidPT.

Os dispositivos Android vêm, quase sempre, com algumas aplicações de origem, que não fazem parte do sistema, e que por serem de origem não dão para desinstalar. Isto leva muita gente a fazer ROOT, mas essa medida não é no entanto necessária. O método que apresentamos de seguida desactiva um aplicação, impedindo-a de executar, mas a mesma continuará instalada no sistema. Veja-se que desabilitar uma aplicação desta forma só faz sentido para uma aplicação que tenha um comportamento intrusivo, ou seja, execute em background sem dar opção ao utilizador para modificar esse comportamento.


Para desabilitar uma aplicação, têm de saber o package name (nome completo do pacote da instalação). De seguida têm de executar o comando respectivo para desabilitar aplicações, que pode ser executado a partir do computador através do ADB (necessita de ter o SDK Android instalado):

Primeiro obtém-se o nome do pacote de instalação da aplicação, através da listagem de pacotes

adb shell pm list packages [-f] 

E posteriormente desabilita-se o pacote pretendido com o seguinte comando

adb shell pm disable [nome do pacote]

, as mesmas operações podem ser realizadas analogamente a partir de um terminal instalado no telemóvel correndo o seguinte comando:

pm list packages [-f] 
pm disable [nome do pacote]


em que [nome do pacote] é substituído pelo corresponde nome do pacote da aplicação que pretendem desabilitar.