Fazer Root ao HTC Magic com SPL 1.76.0009

De androidPT Wiki
Revisão em 17h06min de 30 de abril de 2012 por WhiT3Kr0w (Discussão | contribs) (Criou nova página com 'O processo apresentado aqui foi efectuado com sucesso num HTC Magic com '''HBOOT-1.76.0009'''. O processo é válido para HTC Magics de '''qualquer''' operadora. == Avis...')

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O processo apresentado aqui foi efectuado com sucesso num HTC Magic com HBOOT-1.76.0009. O processo é válido para HTC Magics de qualquer operadora.

Aviso

Atencao.png
Neste processo poderá perder todas as suas informações e dados que tenha no terminal caso não use uma solução de backup. O androidPT não pode ser responsabilizado por algum dano causado na execução desde artigo.

Verificar informações no FASTBOOT

Antes de prosseguir convem verificar se de facto o vosso dispositivo tem esta SPL. Para tal entram no modo fastboot, ligando o telemóvel premindo as teclas Seta para trás + Tecla Ligar em simultâneo. Deverão obter um ecrã semelhante a este:

Magic spl 1 76 0009.jpg

Download dos ficheiros necessários

1. Fazer download da RUU (update oficial para a última versão da HTC): [1]

2. Fazer download da Recovery do AmonRa para o Hero ( sim para o Hero, não para o Magic, porque vamos usar uma SPL do Hero no Magic, que é perfeitamente compatível ): [2]

3. Fazer download da última versão do HTC Sync : [3]

4. Fazer download de uma SPL Engeneerings): [4]

5. Fazer download da SDK de Android : [5]

Preparar o computador para o processo

Começamos por instalar o HTC Sync no computador. Agora o processo depende o vosso telemóvel. Se tiverem um telemóvel da TMN o mesmo está habilitado a sofrer updates da HTC, os da Vodafone não, pelo que se os que têm Vodafone tentarem instalar a RUU neste momento, o processo parará abruptamente algures a meio, com o erro de Client ID (daria o erro 131) não ser suportado. isto acontece porque o Magic da Vodafone vem bloqueado a apenas ser possível de actualizar com as actualizações da Vodafone, para tal iremos de ter de criar um GoldCard para contornar essa restrição.

ATENÇÃO: O instalador da RUU é conhecido por funcional mal em Windows 7. É recomendado que o processo seja efectuado num computador com uma versão anterior do Windows! Windows XP é o melhor suportado.

Agora liga-se o telemóvel, e inicia-se a instalação do RUU . Leiam atentamente os passos, e quando chegar ao passo em que pede para ligar o telemóvel por cabo USB fazem exactamente isso.

Nota: Em alguns computadores com Windows, desligar o antivirus pode resolver problemas de instalação.

Se o vosso telemóvel é da Vodafone PT no entanto ( daria o erro 131 ), não vão conseguir instalar a RUU desta forma, porque a vodafone limita a instalação de ROMs apenas às feitas pela mesma. Deste modo temos de criar um GoldCard e instalar a RUU a partir do mesmo.


Para quem tem HTC Magic da Vodafone

NOTA: Para quem tem HTC Magic da TMN ler o passo seguinte e passar este à frente!

Temos agora de criar um goldcard, para ultrapassar a restrição de não poder instalar RUU da HTC. Para tal cliquem na palavra GoldCard, que vos dará as ligações para os tutoriais de como criar um GoldCard. Se durante a instalação da RUU obtiverem o erro 131 então o GoldCard não foi correctamente criado.

Depois de criado o GoldCard, coloquem-o no telemóvel, e iniciem o mesmo. A simples presença física do GoldCard no telemóvel garante o seu funcionamento.

Instalar a RUU

Agora ligam o telemóvel ao computador pelo cabo USB que vinha com o mesmo. Executam o instalador da RUU.

Rru magic.png


Magic ruu1.jpg


Magic ruu2.jpg


Terminado com sucesso o processo, deverão ficar com a SPL 1.76.0008 instalada.

Colocar a nova Recovery

De seguida, Ir às definições do telemóvel, >"Applicações">"Desenvolvimento", e activar o "Depuramento USB". Deixem o Telemóvel iniciado, e liguem o cabo USB da HTC ao computador.

Para colocar a nova recovery têm de usar o ADB da SDK do Android. O ADB é um programa que deve ser executado a partir da consola. Coloquem o ficheiro da recovery e da SPL Engeneerings na raiz do cartão de memória, e de seguida verifiquem que o ADB reconhece devidamente o telemóvel. para tal executam o comando adb devices (em Windows será algo como adb.exe devices). Se obtiverem uma serial deste género HT96VKF02438 significa que o telemóvel foi reconhecido com sucesso. Caso não seja, a serial não aparece.

Agora que sabem que o ADB está a ligar correctamente, executam o comando adb shell para aceder à consola interna do telemóvel.

Para executar o comando seguinte o cartão que contém o ficheiro tem de estar inserido no telemóvel!

Executam o comando flash_image recovery /sdcard/recovery-RA-hero-v1.6.2.img dentro dessa shell ( sabem se estão na shell se a linha da consola começar por "#" ). Atenção aos espaços entre as palavras no comando, muitos utilizadores dizem dar erro nesta fase, e situações semelhantes, porque não escrevem o comando correctamente.

Instalar a SPL Engeneerings

Como no passo anterior colocamos o ficheiro da SPL Engeneerings na raiz do cartão de memória, agora basta desligar o telemóvel e iniciar o mesmo em modo recovery. Para tal basta ligar o telemóvel premindo em simultâneo as teclas Home+Power (Home é a tecla com uma casa desenhada, e Power é o botão de ligar). Agora têm acesso a uma nova recovery, diferente da recovery com um triângulo desenhado que o telemóvel tinha anteriormente. Escolham a opção de flash de um ficheiro zip do cartão SD, e escolham o ficheiro da SPL engelhada ( update-hboot-1.76.2007-signed ).

Depois de concluído o flash da SPL, desliguem e voltem a ligar o telemóvel em modo recovery.

Instalar uma ROM no telemóvel

A protecção que não permitia instalar ROMs no telemóvel está agora desactivada. Este tutorual não vos irá ensinar como colocar uma ROM, pois o processo é ligeiramente diferente dependendo da ROM escolhida. De notar que no fim deste processo têm aquilo que se chama novo Radio ( versão 6.35 ), pelo que podem imediatamente instalar ROMs para esse Radio, tal como a Smoki. Para instalar CyanogenMod têm de mudar para o Radio antigo, ou instalar uma versão da CyanogenMod compatível com o novo Radio. O fórum do androidPT está constantemente actualizado com as últimas ROMs, e lá encontraram toda a ajuda que precisarem para instalar uma ROM, sendo que o difícil já passou ;).

Fica aqui este tópico de referência para quem quiser instalar a ROM cyanogenMOD : [6]