Fazer Root ao HTC Magic com perfectSPL

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O processo apresentado aqui foi efectuado com sucesso num HTC Magic com HBOOT-1.33.0014 (SAPP1000), mas é possível usa-lo para as seguintes perfectSPL também:

HBOOT-1.33.0006 e HBOOT-1.33.0010


Aviso

Atencao.png
Neste processo poderá perder todas as suas informações e dados que tenha no terminal caso não use uma solução de backup. O androidPT não pode ser responsabilizado por algum dano causado na execução desde artigo.

Necessário para fazer o processo

  • Cabo USB de ligação ao PC ( que veio com o telemóvel ), e ADB instalado e a funcionar
  • 2 cartões microSD, um para criar o GoldCard, e outro para colocar o novo SPL ( de qualquer tamanho, 1GB chega perfeitamente )
 -> Um cartão GoldCard não pode ser usado no dia a dia no telemóvel, não o façam!


Nota : sempre que colocar algum comando ou nome entre aspas ( estas coisas " " ) é apenas para indicar exactamente onde acabam e começam as coisas, as aspas nunca fazem parte do comando, ou nome em questão!

Preparar o FASTBOOT

Ir a esta página : [1], e fazer download do fastboot da HTC, escolham a versão adequada para o vosso sistema operativo.

De seguida Substituir o ficheiro fastboot que fizemos download pelo que está na pasta "tools" da SDK do Android ( a mesma pasta que tem o ADB ).

Agora ligar o cabo ao telemóvel, e entrar em modo de FASTBOOT no telemóvel ( desligam o telemóvel, e volta a ligar premindo Tecla Back + Tecla Ligar em simultâneo ), e verificar se diz "FASTBOOT USB", em vez de simplesmente "FASTBOOT", tal como na imagem em baixo. Se não disser não prosseguir, voltar atrás e ver se escapou alguma coisa.


Magic0014 1.jpg


Agora correr o executável do fastboot no computador ( através da consola de comandos ), com o seguinte parâmetro :

./fastboot devices

( no windows será "fastboot.exe devices" )

> Isto deverá produzir um output com o número de Serial do telemóvel ( deste género "HT96VKF02438 fastboot"), se não der, então provavelmente falta-lhes instalar os drives do telemóvel ( no windows é instalar o HTC Sync mais actual a partir do site da HTC [2] , no linux, se for o ubuntu 10.X dá sem ser preciso fazer nada, para versões anteriores do Ubuntu é preciso acrescentar uma regra de UDEV [3], para outros ver aqui : [4] )


Agora desligar o modo de fastboot no telemóvel ( premir a tecla "menu" para desligar o telemóvel ).

Criar um GoldCard

Coloquem o cartão que vai servir para fazer de GoldCard no telemóvel, e no telemóvel, vão às definições e mandem formatar o cartão ( é preciso desmontar primeiro! ).

De seguida, Ir às definições do telemóvel, >"Applicações">"Desenvolvimento", e activar o "Depuramento USB".

Liguem o telemóvel ao PC, e executem na consola "adb devices" ( mais uma vez, se for em windows é "adb.exe devices" ), e ver se temos mais uma vez a serial, se não tiver aparecido voltar aos passos anteriores, devem ter falhado alguma coisa ..

Fazer "adb shell" para aceder à consola do linux instalada no dispositivo. De seguida executar o comando : "cat /sys/class/mmc_host/mmc1/mmc1:*/cid" , isto deverá produzir uma saída de texto com a ID do cartão microSD inserido, algo deste género : "0353445355303247801014bc870095da".

Nota : Também é possível obter a ID do cartão a partir do linux fazendo hal-device | grep mmc.cid

Agora vão a este website : [5], e façam download do PSAS ( versão Free ). Instalar essa aplicação.

Abrem a aplicação instalada no passo anterior, e executam-a. Clicar em Cryptoanalysis Tools no menu de cima, e depois escolher Crypto Toolbox, tal como a imagem em baixo sugere. Na janela que deverá aparecer, em baixo, têm um botão com o nome "Reverse String", com um campo ao lado esquerdo desse botão.

PSAS.png


Nesse campo introduzam a ID do cartão de memória que obtiveram à uns passos atrás ( se se enganarem num número vai dar asneira, portanto verifiquem atentamente que anotaram tudo direitinho! ).

-> Agora clicar no botão "Reverse String", e o texto da ID deverá mudar, copiem esse novo ID modificado, e guardem-o.

Com o ID modificado, vão a esta página : [6] , insiram esse ID no campo CID, mas substituam os 1ºs 2 digitos por 0 ( zero ), do género : "983475.." -> "003475..". Cliquem no botão para proceder e deverão receber um ficheiro "goldcard.img" no vosso email :)

Agora façam download duma ferramenta de edição hexadecimal

( por exemplo esta :[ http://download.cnet.com/HxD-Hex-Editor/3000-2352_4-10891068.html?part=dl-HxDHexEdi&subj=uo&tag=button] )
-> Eu vou usar esta no resto do tutorial, mas se preferirem outra o processo é válido à mesma, só têm de adaptar os passos à ferramenta em questão.

Agora tirem o cartão do telemóvel, e insiram-o no computador. Abram a ferramenta do ponto anterior. Cliquem no menu de cima de nome "Extra" e escolham Open Disk. Escolham agora o vosso cartão que deverá estar na árvore "Physical Disks" com uma nome do género "Romovable Disk ...", e TIREM o visto da caixinha em baixo que diz "Open as Read-Only". Cliquem ok e vai aparecer uma mensagem de aviso de como isto é perigoso, digam OK mais uma vez.

Agora vão de novo ao menu "Extra", e cliquem em "Open Disk Image", e seleccionem o ficheiro goldcard.img que receberam por email. O programa vai perguntar a forma de abrir, e por definição terá algo deste género "Sector Size 512 (Hard Disks/Floppy Disks)", apenas façam OK para esta escolha.

Deverão agora ter duas tabs ( estilo firefox ), uma com o conteúdo de goldcard.img, e outra com o conteúdo do cartão. Com a tab de nome "goldcard.img" aberta , vão ao menu "Edit", escolham "Select All", e de seguida vão de novo ao menu "Edit" e escolham "Copy".

Agora vão à tab do cartão SD.

Notem que dessa informação apresentada em baixo, a coluna da esquerda diz respeito a um campo chamado "offset". Tendo em conta esse campo, com o rato, seleccionem tudo desde 00000000 até 00000170 ( como na imagem em baixo ). Agora vão ao menu "Edit" e escolham "Paste Write". Se por algum motivo não der voltem a repetir o passo anterior e tentem de novo.

Hex.png

Vão ao menu "File", e escolham "Save". Agora fechem a aplicação de edição hexadecimal, e removam com segurança o cartão e voltem a introduzi-lo. Se for

reconhecido então provavelmente está tudo bem. Senão repetir de novo o processo de criar um GoldCard.

Fazer ROOT ao Magic ( ufa finalmente! )

Fazer download deste ficheiro : [7]

E quando o download tiver terminado copiem esse ficheiro para o cartão GoldCard que fizeram no processo anterior, e mudem-lhe o nome para sappimg.zip.

Agora removam o cartão e voltem a introduzi-lo no telemóvel. Copiem tudo o que tinham no vosso outro cartão ( aquele que não é goldcard ), para o computador como backup, e depois formatem-o ( no telemóvel ).

Façam agora download deste ficheiro [8]

Neste cartão que não o goldcard, copiem para lá o ficheiro que acabaram de fazer download, e façam renomear para "update.zip" .

->Neste passo chamo a atenção que muitos Windows por predefinição ocultam as extensões de ficheiros conhecidos, então pode não aparecer o .zip no ficheiro que vão renomear, caso ele não apareça então a renomear não coloquem .zip, senão de facto o ficheiro ficará ".zip.zip" .

Agora desliguem o telemóvel, e voltem a inserir o cartão goldcard. Agora ligar em modo de Hboot ( tecla para baixar volume + tecla ligar em simultâneo ).

O update deverá começar sozinho, em baixo coloco algumas imagens do género de eventos que deverão ver.

Magic0014 2.jpg

E finalmente quando este tiver terminado deverão ver um ecrã semelhante a este:


Magic0014 3.jpg


No fim do update, desligar o telemovel, e voltar a colocar o cartão que NÃO é GoldCard. Voltamos ao modo FASTBOOT ( tecla Back + Tecla ligar ), com o cabo USB ligado ao PC.

Deverão notar que as informações daqui mudaram, nomeadamente a versão da SPL, e no título o S-ON passou para S-OFF ( que é o indicativo que a protecção de fast-boot-no-allow está desligada agora, tornando possível fazer ROOT ), semelhante ao da imagem em baixo.

Magic0014 4.jpg

Façam download deste ficheiro [9], que é a nova recovery que vamos instalar, e coquem esse ficheiro na mesma pasta que o executável do fastboot ( a não ser que tenham o fastboot na PATH do sistema ), e executem o seguinte comando na consola do vosso computador:

fastboot boot recovery-RAv1.X.XH.img

  • em que X é referente à versão
  • H para os HTC branded (32A) e G para os Google branded (como os 32B)

Não se enganem a escrever este comando, podem também optar por renomear o ficheiro para outra coisa ( como reco.img ) e usar esse nome ao invés daquele no comando, para simplificar a escrita.

O telemóvel deverá reiniciar para o modo de recovery automaticamente no fim do processo estar concluído, e na recovery ( o menu que têm à frente dos olhos chama-se recovery ) façam "Wipe Data" ( usem a trackball para andar no menu, e o botão com uma casinha desenhada para servir de Enter ), e depois disso façam "Apply Update.zip".

No fim do update estar concluído, pressionem as teclas Home + Tecla para trás em simultâneo, e o telemóvel deverá reiniciar, ou para a recovery de novo, ou ficar empancado na inicialização do telemóvel ( isto é normal e significa que está tudo bem ;) ), se o que vos acontecer for ele ficar empancado deam-lhe uns 10 minutos para processar tudo, e depois tirem a bateria do telemóvel para o desligar.


Agora voltem ao modo de FASTBOOT, e devem notar que a SPL mudou para 1.33.2005, como na imagem em baixo:

Magic0014 5.jpg

Agora tirem o cartão que não é GoldCard, e coloquem lá a ROM que vos apetecer. A título de exemplo vou mostrar os passos simples para colocar a ROM cyanogenMod no telemóvel, mas a partir deste ponto podem instalar a que quiserem.

Instalar a ROM CyanogenMod no Telemóvel

1. Acedemos ao modo de recuperação ( recovery ) ( ao ligar carregar na tecla HOME + Tecla Ligar em simultâneo , a tecla Home é a que tem a casinha desenhada ).

2. Fazemos a "limpeza" ao telemóvel, o local onde se encontram as seguintes opções nos sub-menus do modo de recuperação depende da versão do modo de recuperação que têm, em geral é fazer "Wipe data/Factory Reset" e em seguida particionar o cartão de memória com "Format SD : fat32+ext2+swap".

3. Fazer download do necessário para instalar a ROM no HTC Magic:

-> Android 1.6 HTC : [10]

-> CyanogenMod 4.2.X : [11]


-> Patch para kernel do Magic 32A : [12]

4. Colocar no cartão de memória os 3 ficheiros que fez download anteriormente ( ligam o cartão de memória ao computador e copiam de lá para o cartão ). De seguida voltam ao modo de recuperação e fazem os seguintes passos por esta ordem exacta :

> Nandroid backup : para ficarem com uma copia da ROM anterior.

> Full Wipe : para limpar todas as configurações anterirores.

> Apply Zip : DRC83_base_defanged.zip ( o modo de recuperação automaticamente mostra este ficheiro numa lista para seleccionar )

> Apply : cm-update

> Apply Zip : bc-4.2.x-ebi1-signed.zip

5. Reiniciar o telemóvel, e ter paciência.. o primeiro arranque demora mais tempo que o normal.


EXTRAS

Mais Sons

A ROM vem com poucos sons de toque e alarmes, para manter um tamanho reduzido, se quiserem adicionar todos os outros descarreguem este ficheiro [13], e descompactem. Depois de descompactado, o arquivo gera uma pasta chamada "audio", e basta copiar a pasta para a raiz do cartão do telemóvel, e reiniciar o mesmo para que os sons fiquem disponíveis.