Guidelines da Equipa de Redação

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página contem toda a informação necessária que um colaborador/redator terá de saber para poder contribuir com artigos para a página de entrada do androidPT.

Bom Português Editorial

Esta sub-secção conta com algumas boas práticas na sua maioria de censo comum. Não são regras que não podem ser quebradas, mas consideramos que cada redator deve-as ter presentes para que os artigos produzidos no âmbito do androidPT tenham uma estrutura consistente e adequada.

A. Artigos

Esta secção descreve os tipos de artigos que existem, assim como algumas regras genéricas para qualquer que seja o tipo de artigo.

  1. Tipologia e estrutura - análise de software ou hardware, opinião ou notícia; como referência, deve ser tido em conta o template do WordPress destinado ao mesmo.
    1. Análise de software/hardware - não é nem um texto descritivo nem um texto opinativo; é um equilíbrio entre os dois que deve objetivamente descrever a funcionalidade e criticá-la, positiva ou negativamente; não é um tutorial nem tão pouco uma “lista” de características.
    2. Notícia - texto objetivo, factual; a existir uma opinião, deve ser claramente demarcada dos factos e ter apenas como objetivo dar algum insight na matéria (por exemplo, comparação com lançamentos similares, enquadramento temporal, reação geral à notícia, etc).
    3. Opinião - predomina a opinião pessoal devidamente justificada em que é feito um ensaio sobre um tema específico ou é partilhada uma experiência pessoal. Em relação à Introdução e Conclusão, estas devem, genericamente, obedecer aos seguintes pressupostos:
    4. Introdução - é o texto que aparece na página principal; não deve exceder um parágrafo; deve focar a funcionalidade ou aspeto chave e servir como estímulo à leitura do restante artigo.
    5. Conclusão (se aplicável) - parágrafo sucinto de carácter crítico que balanceia vantagens e desvantagens relativamente a uma funcionalidade chave ou aspeto.
  2. Escrita orgânica - uma escrita em parágrafos temáticos (modular), evitando as frases soltas, simplistas, de estilo telegráfico ou sem verbos. Um bom parágrafo terá por volta de 3 frases, compostas por 2 orações (números estritamente exemplificativos, não vinculativos).
  3. Imagens - a imagem é parte fundamental de qualquer conteúdo, devendo ser representativa do produto ou funcionalidade em causa. Devem ser tidos em conta os seguintes aspetos:
    1. Uma análise simples não deverá exceder as duas imagens. Não é de todo necessário uma imagem para cada passo da análise em questão, são apenas complementos ao texto (não esquecer que é uma análise e não um tutorial).
    2. A adição de imagens requererá, naturalmente, a concomitante adição de mais texto.
  4. Análises de Aplicações
    1. Prós e Contras - frases curtas, impessoais ou mesmo palavras chave; evitar “banalidades”.
    2. Em relação à linguagem, uma aplicação simples não deverá ser prejudicada por não estar disponível em Português; já uma aplicação de elevada complexidade ou de consulta de conteúdos exclusivamente em língua inglesa pode ser penalizada neste aspeto.

B. Estilo de escrita

  1. O artigo deve ser escrito impessoalmente (evitar a primeira pessoa e a individualização do revisor da aplicação e das suas opiniões).
    1. Mau exemplo: Quanto instalei a aplicação no meu HTC Magic fiquei bastante desiludido com a sua performance. Além disso, pessoalmente acho-a muito incompleta e não me vejo a utilizá-la.
    2. Bom exemplo: Ao instalar a aplicação no terminal de testes (HTC Magic) constataram-se algumas falhas ao nível de desempenho da mesma. Além disso, serão poucos os utilizadores que encontrarão uma utilidade para esta aplicação no seu dia-a-dia.
  2. Evitar interpelações diretas ao leitor, ou, a existirem, que sejam feitas preferencialmente na 3a pessoa.
    1. Mau exemplo: Esta aplicação vai ser muito útil no teu dia-a-dia. É algo que deves instalar imediatamente no teu telemóvel.
    2. Bom exemplo: Trata-se uma aplicação de grande utilidade no dia-a-dia, pelo que recomendamos que figure no arsenal de aplicações do seu terminal.
  3. Não usar expressões populares, smiles, piadas, etc. O objetivo é manter o profissionalismo.
    1. Mau exemplo: Esta aplicação faz quase tudo, só lhe falta tirar finos :)!
    2. Bom exemplo: Estamos perante uma aplicação extremamente versátil, perfeitamente capaz de cobrir todas as suas necessidades.
  4. A utilização de termos técnicos é obviamente essencial, devendo haver bom senso na sua utilização.
  5. Os mais complicados, a serem usados, não podem comprometer a compreensão do artigo pelo utilizador comum; não devem porém ser evitados, sob o risco de não agradar a um público mais técnico (uma alternativa é a introdução de uma explicação sumária do termo).
  6. O equivalente português do termo deve ser usado apenas quando possível, ou seja, desde que faça parte da gíria técnica corrente, o que nem sempre acontece (por exemplo, deve-se traduzir feature para funcionalidade, performance para desempenho, download para transferência, mas não para descarga, nem smartphone para “telemóvel esperto”).
  7. A referenciação a entidades, empresas ou produtos deve ser feita com a grafia correta, e, tratando-se de estrangeirismos (nomes próprios), não devem ser traduzidos.
    1. Mau exemplo: Androidpt, android, honeycomb, nvidia, apple, ios, Tablet, google.
    2. Bom exemplo: androidPT, Android, Honeycomb, NVIDIA, Apple, iOS, tablet,Google.
  8. Ortografia, léxico e sintaxe - estes três aspetos devem ser tidos em conta na redação de qualquer artigo, recomendando-se:
    1. a utilização de um corretor ortográfico (presentes quer em processadores de texto, quer no próprio browser, como add-on).
    2. a substituição por sinónimos ou construções frásicas alternativas sempre que se repitam palavras ou expressões.
    3. a revisão do próprio texto, após a escrita do mesmo, de maneira a identificar e corrigir falhas de sintaxe frásica, ortográficas ou lexicais.


C. Formatação

  1. formatação é um passo essencial na qualidade do artigo produzido. O objetivo final é garantir a uniformidade, quer dentro do próprio artigo, quer em relação aos outros artigos publicados no androidPT. Para isso, é importante atender a algumas normas de formatação:
    1. Por uma questão de uniformização, o termo em inglês deve ser usado em itálico, sem aspas (por exemplo, deve-se escrever dual core e não “dual core” ou “dual core”).
  2. O uso de estrangeirismos, na condição de nomes próprios, dispensa o uso de itálico (como é exemplo de Apple, Facebook, NVIDIA ou Android).
  3. As imagens devem ser colocadas centradas e em pares (estando separadas por dois espaços). Não devem ser feitas sequências de imagens sem texto interposto.
  4. Devem ser cumpridos os seguintes critérios para a separação de blocos de texto e imagens através de parágrafos:
    1. parágrafo entre blocos de texto.
    2. parágrafos antes e depois de uma imagem (ou um par de imagens).


Termos

A submissão e publicação de conteúdos no androidPT obedece a um conjunto de direitos e deveres. Estes incluem os seguintes termos como linhas directoras gerais:

  1. Ao submeter conteúdos para o androidPT, o utilizador declara que aceita que o mesmo seja editado de maneira a ser integrado na nossa linha editorial, de forma a seguir estas e outras normas que garantam a qualidade dos conteúdos publicados.
  2. Uma vez feita a revisão do artigo, o utilizador é notificado e deve aceitar (ou não) as modificações executadas. Em caso de desacordo com as alterações implementadas, o utilizador está no direito de revogar a publicação do artigo.
  3. Em nenhuma situação, mesmo com a implementação de alterações no processo de revisão, a propriedade intelectual do artigo será posta em causa, sendo o mesmo devidamente identificado como redigido pelo autor que o submeteu.
  4. Caso o artigo submetido pelas suas insuficiências não se considere apto para revisão, será resubmetido ao autor original para que o altere à luz das orientações patentes neste documento e outras recomendações individuais fornecidas pela redação do androidPT. Uma vez alterado, o artigo é de resubmetido e será de novo alvo de revisão.
  5. O androidPT reserva também o direito de negar a publicação de um artigo submetido (ou resubmetido) para publicação, com base no incumprimento destas recomendações ou noutra qualquer eventualidade.
  6. A calendarização da publicação é da responsabilidade e critério exclusivo do androidPT. Normalmente, é feita uma ponderação entre a ordem de submissão, a relevância do conteúdo e o enquadramento com a nossa linha editorial. O tempo médio de publicação a partir da data de submissão não excede por norma os 8 dias.
  7. Situações omissas ou dúbias de interpretação nos presentes termos serão deliberadas e executadas pela administração do androidPT.

Como editar artigos

O redator deverá efetuar a leitura do seguinte documento [1] de modo a compreender a forma de produzir artigos no backoffice do androidPT.

Avaliação e publicação de artigos

Os redatores deverão utilizar a mailling list da redação do androidPT para notificarem os revisores que o artigo está pronto a entra na fase de revisão. Após revisto, o artigo será colocado no website principal segundo as condições apresentadas no ponto Termos.

Atualmente constam da equipa de revisão as seguintes pessoas:

  • Pedro Veloso
  • Lucas Domingos
  • Pedro Fonseca
  • Francisco Barbosa

Sendo ainda que qualquer elemento da equipa core do androidPT possa também esporadicamente rever um artigo se assim lhe interessar.