Diferenças entre edições de "Perceber as nuances do mundo das ROMs no HTC Magic"

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou nova página com '== O que são == Resumidamente, uma ROM é uma compilação do Sistema Operativo. Para uma descrição mais detalhada e mais explicativa do que são e para que servem, l...')
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 17h01min de 30 de abril de 2012

O que são

Resumidamente, uma ROM é uma compilação do Sistema Operativo. Para uma descrição mais detalhada e mais explicativa do que são e para que servem, ler a página da wiki relativa a Rom . A maioria dos utilizadores de HTC Magic procura mudar a ROM para poder usufruir em particular de uma versão mais recente de Android.

Os básicos

Antes de mudar a ROM é essencial que o utilizador perceba os conceitos chave. Clique em cada um dos elementos listados em baixo para aprender mais sobre eles.

Para mudar a ROM do telemóvel é necessário ter uma Recovery instalada, pois é através do menu da Recovery que se instalam as ROMs. O dispositivo já traz uma Recovery de origem, mas essa não permite fazer aquilo que pretendemos, e como tal temos de instalar uma nova. Para instalar uma Recovery nova é necessário que o dispositivo permita escrever a mesma para a partição de sistema onde esta se encontra, e isto é feito a partir do modo Fastboot.

Aqui o processo é diferente de telemóvel para telemóvel, uma vez que depende da SPL que o telemóvel tem instalado. A maioria das SPL não permitem o utilizador tirar partido do modo Fastboot para escrever para a partição protegida via USB, e neste caso é necessário trocar também a SPL (e/ou Radio, dependendo da situação), a isto normalmente chama-se "Fazer ROOT", embora o termo esteja incorrecto no significado, o uso da expressão foi de tal modo associada ao processo que assim ficou.

Para "fazer ROOT" às demais SPL basta verificar qual a SPL que têm através do modo Fastboot, e escolher o tutorial apropriado nesta Wiki.

Perceber as diferenças entre ROMs

Para começar o utilizador deve ter noção de que existem 2 equipamentos HTC Magic diferentes a nível de hardware, embora por fora sejam esteticamente iguais. As 2 versões existente são a 32A e a 32B, sendo que a 32A é a mais comum em Portugal, e é a melhor uma vez que usufrui de mais memória RAM.

Para que o utilizador saiba qual a versão do seu equipamento deverá procurar pelo código "32A" ou "32B" no ecrã do modo Fastboot do mesmo.

NOTA: ROMs feitas para 32A não funcionam em 32B, e vice-versa. No entanto algumas ROMs fornecem um ficheiro à parte usualmente designado de "kernel 32A" ou "kernel EB1" (também chamado de "patch eb1"), ficheiro esse que deve ser flashado no fim do ficheiro principal da ROM ter sido flashado, essa é uma forma de suportar ambos os dispositivos. Como é claro, quem tiver um dispositivo 32B nunca em circunstância nenhuma deve flashar o kernel de 32A, pois a ROM não funcionará se o fizer.


O HTC Magic, tal como todos os outros dispositivos, pode sofrer actualizações ao firmware (note-se que firmware é o software controlador das componentes de hardware, e é separado da instalação do Sistema Operativo, embora nada impede que uma actualização oficial possa tratar de actualizar ambos), estamos neste caso a falar da SPL e do Radio. Para cada SPL existe um conjunto de Radios que funcionam com o mesmo, e vice versa. Isto tem implicações também na ROM. Uma ROM preparada para uma certa versão de Radio não irá executar numa versão de Radio incompatível.

Existem basicamente duas gamas de Radios no que diz respeito ao Magic, sendo apelidados de New e Old, tendo por base o seu aparecimento desde a saída do telemóvel. O New (novo) Radio é o mais recente, e identifica-se como sendo composto por uma serial com o prefixo 6.35... , e o Old (velho) Radio tem um prefixo 3.22 .

NOTA: Existem recoveries, radios e spls diferentes para HTC Magic 32A e 32B, e não se deve utilizar uma destas que seja para 32A num dispositivo 32B, e vice-versa. Isto pode levar o dispositivo a ficar bricked, ou seja, irreparável para o utilizador.

NOTA 2: Para identificar a recovery para o modelo de HTC Magic por vezes é usada a nomenclatura "Google Branded" (corresponde ao 32B) e "HTC Branded" (corresponde ao 32A).


Como verificar qual é o Radio e modelo do HTC Magic necessário para uma dada ROM

Veja-se por este exemplo:

Uma ROM tem de título: [Rom][NR][32A]RCMagic v7 Final & Stock Rogers 2.1

Pelo título conseguimos imediatamente saber que se trata de uma ROM que só funciona em HTC Magic 32. Se formos ler os requisitos da ROM diz o seguinte:

Requirement:

   * New base, full wipe recommended/required.
   * Radio 6.35xxx

Isto significa que requer o New Radio (6.35). Como tal antes de instalar a ROM é necessário verificar se temos esse Radio instalado, caso não tenhamos, temos de o mudar, e consequentemente mudar a SPL e Recovery para uma versão compatível com esse Radio.

O outro requerimento diz que é necessário fazer um "full wipe", isto trata-se de uma opção disponível no ecrã da Recovery personalizada que o utilizador deverá ter instalado.

Mudar Radio, SPL e Recovery

A SPL, Radio e Recovery fazem parte do firmware base que permite instalar ROMs, e como tal têm de estar em sintonia. Quer isto dizer que, por exemplo, o utilizador deve instalar uma Recovery compatível com New Radio, se acabou de mudar de Old Radio para New Radio, pois a Recovery anterior não é compatível. O mesmo é válido para a SPL.

A alteração destas componentes é feita preferencialmente através do modo Fastboot, e requer que o modo Fastboot permita escrita nas partições protegidas de sistema por ligação USB, ou seja, na gíria, "ter root feito".

Como Alterar (Genérico)

O Radio, SPL e Recovery, apesar de poderem ser alterados cada um por diferentes vias, é aconselhado a que o façam pelo modo de Fastboot, da seguinte forma:

 fastboot flash radio [nome do radio]
 fastboot flash hboot [nome da SPL]
 fastboot flash recovery [nome da recovery]
 fastboot erase system -w
 fastboot reboot-bootloader


Repare-se que estes comandos devem ser executados pela ordem com que ali aparecem. Deve-se substituir os textos dentro de parêntesis rectos pelos nomes respectivos. Antes de proceder a esta alteração é aconselhada a leitura desta página na integra.

Exemplo de alterar para Old Radio (3.22)

 fastboot flash radio Radio_HTC_PVT_32A_3.22.20.17.img
 fastboot flash hboot hboot-1.33.2010.img
 fastboot flash recovery recovery-RA-sapphire-v1.5.2H.img
 fastboot erase system -w
 fastboot reboot-bootloader

Exemplo de alterar para New Radio (6.35)

 fastboot flash radio Radio_HTC_PVT_32A_6.35.10.18.img
 fastboot flash hboot hboot-1.76.2007.img
 fastboot flash recovery recovery-RA-hero-v1.5.2.img
 fastboot erase system -w
 fastboot reboot-bootloader

Ligações Úteis

  • Arquivo com Recovery, SPL, Radio, etc [1]