SMS enviadas ficam com caracteres estranhos

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Descrição do problema

As mensagens enviadas são recebidas pelos destinatários (os que não são Android) com caracteres estranhos, quando na mensagem usamos algum caracter especial. Neste contexto, caracter especial inclui as letras acentuadas, ou seja, ao escrever uma mensagem com uma palavra com acentuação (exemplos: "é", "à", "mão", ..) a mesma reduz o número de caracteres máximos que se podem enviar e o destinatário recebe a mensagem com caracteres ilegíveis a partir do momento em que o dito caracter aparece no texto.

Como resolver

Para resolver esta situação, os utilizadores podem instalar a aplicação externa para ligar com SMS, tal como a aplicação gratuita Handcent [1] que resolve este problema.

Como após ser instalada esta aplicação, ficará efetivamente com duas aplicações de SMS no telemóvel (a nativa e a recentemente instalada), o utilizador deve desligar as notificações da aplicação nativa de SMS do telemóvel para evitar receber notificações de cada SMS em duplicado. Para tal, deverá abrir a aplicação nativa de SMS, premir a tecla Menu do seu telemóvel, escolher "Definições" (também poderá aparecer como "Opções"). Neste menu de opções, deve procurar por "notificações", e retirar o visto da opção para que as mesmas fiquem inativas.