SPL

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

SPL são as iniciais de Second Program Loader, e em conjunto com o IPL,Initial Program Load, constitui o bootloader (traduzir?) do android... Além de bootstrapping Android, o gestor também cumpre várias funções de diagnóstico. Uma dessas funções é a manipulação de dados na memória RAM do dispositivo. Dependendo do SPL instalado, o utilizador pode aplicar um ficheiro NBH assinado, imagens flash NAND, e muito mais. Note que o SPL é instalado e opera independentemente da build Android. Tipos de SPL:

Actualmente dividi-se os SPL's em 2 tipos , que são o Hard e o soft.

Os SPL's do tipo Soft caracterizam-se por serem uns .exe que são executados pelo O.S. Que temos no nosso dispositivo.Basicamente estes SPL's fazem com que o nosso O.S. Não execute o windows mas na sua vez vai executar o “Boot loader” .Uma nota importante é que os Soft SLP's apenas são carregados para a RAM a titulo temporário e caso se faça um Hard reset estes SPL's são apagados.

Os SPL's do tipo Hard são SPL's que são flashados na memoria do dispositivo e que iram ser executados sempre que o dispositivo é ligado independentemente so O.S.

Para resumir as diferenças entre os 2 tipos de SPL's são bastante simples enquanto que nos soft se tem que executar pelo O.S. Os Hard são independentes do O.S. E não são apagados com um hard reset ao contrário dos Soft SPL's.