Tethering

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

Tethering, também conhecido como Ancoragem em português (embora seja mais comum usar-se o termo em Inglês), refere-se à capacidade de partilhar uma ligação Internet presente no telemóvel com outros dispositivos, podendo ser através de cabo USB, Wifi, Bluetooth ou outro meio de comunicação.

É conhecido por Reverse-Tethering o método oposto, que se trata de partilhar a ligação de um outro dispositivo com o dispositivo móvel, por exemplo, partilhar a ligação à Internet do computador com o telemóvel.

Como fazer

Existem diversas formas de fazer tethering, inclusivamente o Android suporta nativamente esta capacidade a partir da versão 2.2 (Froyo).

No Froyo ou posterior

Se possui um dispositivo com Android na versão 2.2 ou superior, pode fazer tethering através de Wifi ou via cabo USB, para tal basta ir às Definições do dispositivo, e depois dependendo da ROM/Fabricante

Gingerbread "normal" : "Redes sem fios e outras" > "Vínculo e p. de acesso portátil"

CyanogenMOD: "Sem fios e redes" > "Redes móveis" > "Ligação ponto a ponto"

MIUI : Tocar na tab de nome "System", e escolher o sub-menu "Tethering & Portable Hotspot"

Nos dispositivos Samsung

Desde o Samsung Galaxy S que os dispositivos Samsung trazem a funcionalidade de servir de ponto de acesso wireless, mesmo em versões de Android mais antigas, como a versão 2.1. Para ativar esta funcionalidade o utilizador deverá entrar no menu de definições do telemóvel, e escolher a seguinte opção:

Ligações sem fios e redes > Partilha de Internet

Depois o utilizador encontrará duas definições de tethering,

Nos dispositivos Motorola

A grande maioria dos dispositivos Motorola têm também esta funcionalidade juntamente com o software de origem. Para ativar esta funcionalidade o utilizador deverá entrar no menu de definições do telemóvel, e escolher a seguinte opção:


Noutros dispositivos

Para os dispositivos que não se encaixam em nenhum dos perfis apresentados em cima, existe a possibilidade de instalar aplicações do Android Market para cumprir esta tarefa. Algumas destas aplicações requerem no entanto que o telemóvel tenha ROOT.

Pode ver a listagem de aplicações deste género aqui: Listagem de aplicações de tethering para Android