Unlock sony ericsson

De androidPT Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Lock.png

Aviso

Atencao.png
Este processo serve-se de um serviço gratuito fornecido pela própria Sony Ericsson. Segundo a mesma este processo invalida permanentemente a garantia. O androidPT não pode ser responsabilizado por algum dano causado na execução desde artigo.


Atencao.png
Após fazer unlock do bootloader não poderá usar os Over-The-Air (OTA, também conhecido como Firmware-OTA) updates para atualizar o seu dispositivo Sony Ericsson, ou isso resultará em dano do bootloader (brick).

Dispositivos Suportados

O processo em aqui descrito é aplicável (e foi testado por elementos do androidPT) nos seguintes dispositivos:

Xperia Active

Xperia Arc

Xperia Arc S

Xperia Mini Pro

Xperia Neo

Xperia Neo V

Xperia Play

Xperia Pro

Xperia Ray

Live with Walkman

O que é e para que serve

O Unlock do dispositivo diz respeito ao desbloqueio do bootloader. Com o unlock feito é possível, tendo também permissões root, escrever em partições de sistema que estavam anteriormente protegidas contra escrita. Isto permite alterar certas componentes de baixo nível tais como o kernel de linux que é escolhido no arranque, a partição de recovery e de modo geral alterar por completo a ROM de Android que executa no dispositivo móvel.

Ou seja, para instalar uma ROM como a CyanogenMod ou a MIUI onde é necessária (entre outras coisas) a alteração do kernel, é necessário desbloquear o bootloader primeiro.

Como fazer

Inferir se o dispositivo suporta o método

A Sony Ericsson tornou muito fácil a verificação se o dispositivo suporta o método de Unlocking. Basta ir à aplicação de marcar um número para telefonar, e escrever o seguinte:


*#*#7378423#*#*


Será iniciada uma aplicação que estava escondida do utilizador. Nessa aplicação navegue pelos seguintes menus Service info > Configuration > Rooting Status . Neste último verifique que a informação Bootloader unlock allowed diz Yes .


Se disser No então pode parar pois este processo não irá funcionar no seu dispositivo. Pode no entanto utilizar um software que permite colocar essa propriedade a Yes. Nesse caso especifico o desbloqueio é feito via wotanserver, e trata-se de um software pago.

Descobrir o IMEI do dispositivo

Para desbloquear o bootloader é necessário conhecer o IMEI do dispositivo. Para obter esta informação basta ir à aplicação de marcar números e escrever:


*#06#


Escreva o número do IMEI num local à parte, e verifique bem se não se enganou a copiar do ecrã do telemóvel.

Obter o código de desbloqueio

O código de desbloqueio é fornecido gratuitamente pela Sony Ericsson. Basta ir a esta página http://unlockbootloader.sonyericsson.com/instructions, fazer scroll-down até ao final da página e premir o botão continue. A informação que está na página já está condensada e melhorada neste tutorial portanto não é necessário ler.

A página de seguida pedir-lhe-á o IMEI do seu dispositivo, e de seguida o seu nome e email. De seguida obterá o código de desbloqueio.

Drivers e ferramenta Fastboot

Agora é necessário instalar os drivers do dispositivo. Os drivers necessários para operar o dispositivo em modo fastboot são diferentes dos normais (que vêm geralmente com o PC Companion). Pode descarregar os drivers de fastboot daqui.

Assim que tiver acabado a transferência extrai-a o conteúdo do ficheiro, deverá obter 2 diretorias novas: usb_driver e fastboot.

Entrar em modo Fastboot

De seguida deverá colocar o dispositivo em modo fastboot. Para entrar em modo fastboot consulte esta página.

Lembre-se que se a LED tem de estar com a cor azul, esse é a sinalização de que o dispositivo se encontra de facto em modo fastboot.

Instalar corretamente os drivers (para Windows apenas)

Estando o dispositivo ligado ao computador via cabo USB, e estando o dispositivo em modo fastboot o Windows tentará instalar os drivers do mesmo, pelo que muito provavelmente falhará (a não ser que já tenham sido instalados previamente). Deverá aceder ao gestor de dispositivos do Windows e procurar pelo dispositivo S1Boot Fastboot na listagem. De seguida deverá ver as propriedades do mesmo e deverá escolher Update Driver Software... (atualizar software do driver). Nesta altura deverá escolher para procurar na diretoria para onde extraiu o ficheiro descarregado anteriormente (sem esquecer de colocar o visto em 'incluir sub-diretorias').

Nota: Se nenhum driver for encontrado poderá tentar com o seguinte: Driver alternativo

Testar ligação Fastboot

De seguida deve abrir uma linha de comandos como administrador (Root em *nix) e navegar até à diretoria onde se encontra o executável de fastboot. Se descarregou o ficheiro indicado em pontos anteriores dever-se-á encontrar na diretoria fastboot que resultou da extração do mesmo ficheiro.

Quando finalmente estiver na mesma diretoria que o executável execute o comando:


fastboot.exe -i 0x0fce getvar version


Isto deverá devolver um valor, o valor especifico não é importante, pode ser 0.3, no entanto se nenhum valor for devolvido é porque a ligação ao fastboot com o telemóvel não está bem estabelecida ainda, e não deve prosseguir até que esteja.

Efetuar o desbloqueamento por fastboot

Sabendo pelo comando anterior que a ligação fastboot é estabelecida com sucesso entre o dispositivo e o computador, execute de seguida o comando


fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0xCHAVE


Em que CHAVE deverá ser substituída pelo valor que obteve através do website da Sony Ericsson como foi descrito anteriormente. A título de exemplo, se o código de desbloqueio fosse abcd , então o comando seria assim:


fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0xabcd


Feito isto basta desligar o telemóvel, remover o cabo USB, e neste momento o mesmo encontra-se com bootloader desbloqueado ;).